Soraya Lacerda & Dani Lyra continuam compartilhando tudo que viram em Nova Iorque no Maker Faire 2018.
Alguns recursos e apps que valem ser explorados:
Com o app Solidworks, as crianças podem coletar fotos, infos sobre um projeto e depois prototiparem suas próprias soluções. O mindset maker, o experimentar e prototipar ganham uma nova vida ainda mais integrados ao Next Generation Science Curriculum, um currículo de ciências voltado para o desenvolvimento da fluência científica dos alunos em um modelo tridimensional, que considera a prática, transversalidade entre a disciplinas, e os principais conceitos de cada disciplina.
Olha essa ideia que fenomenal!
A equipe do New York Hall of Science teve a ideia de tangibilizar dados. Os participantes da feira tinham que medir um pedaço de madeira para responder a pergunta, “Em que década você nasceu?” Depois de cortarem a madeira, colocavam seu pedaço em um display para mostrar ao público a representação demográfica dos frequentadores da feira. Como você poderia fazer para tornar as experiências e o aprendizado visíveis em sala de aula, utilizando esta mentalidade maker?
O que mais chamou atenção das Makers Dani e Sora? Soldagem com certeza!
Confira este projeto: para desenvolver suas habilidades maker, os alunos tinham que criar seus próprios “gadgets” de código Morse.
Quer mais? Dani e Sora relatam aqui,
Além de todas as atividades nos estandes e das palestras no palco principal, havia uma vasta seleção de oficinas no segundo dia do Maker Faire New York. Escolhemos algumas e de cada uma delas tiramos ideias e ferramentas para enriquecer as nossas atividades no Makerspace.
Makerscad
Fomos apresentadas a uma ferramenta poderosa para criar objetos paramétricos em 3D. Com esse software podemos criar conteúdo em 3D para sites e realidade virtual, além claro de arquivos STL para impressão. Parece complicado, mas não é. A Makerscad é uma plataforma gratuita e usa linguagem de programação em blocos inspirada no Scratch do MIT. Na oficina, fizemos uma história e um objeto para ser impresso. O Makescad estimula A colaboração e apropriação ética é estimulada pois podemos usar os códigos de outros usuários e adaptá-los para a nossa necessidade.
Talking to Machines – Using Speech Recognition Technology In Art
A.I./Chatbots, já brincou com elas?
Segundo as previsões da Singularity University da NASA, lidar com inteligência artificial aumentada será um requisito para os empregos até 2024. Já pensou o que nos leva a achar algumas vozes computadorizadas agradáveis e detestar outras? O que você faria se pudesse criar a sua própria interface? Quais sāo os usos de A.I. na educaçāo? As perguntas sāo muitas e aqueles que experimentarem começarāo a achar as soluções.
Usamos Alexa durante uma oficina na nossa biblioteca durante o programa em homenagem ao dia da democracia. O entusiasmo dos alunos despertou a nossa curiosidade sobre como podemos não só brincar com as assistentes mas construir sistemas ativados pela voz humana. Em uma oficina maker, Carrie Wang nos mostrou o seu projeto e como iniciantes em programaçāo podem criar jogos, experiências e instalações de arte usando p5.speech.
"Ter idealizado o Amplifica e vê-lo impactar a vida de educadores e líderes educacionais é o que nos impulsiona a levantar todas as manhãs sempre buscando soluções inovadoras e significativas para ajudarmos a educação no país a ser cada vez mais conectada ao mundo, aos alunos e educadores. Amplificar é transformar desafios e soluções."